Lessig sugere que a OMPI lidere a revisão dos Direitos Autorais

O advogado e professor da Universidade de Harvard Lawrence Lessig, um dos idealizadores das licenças Creative Commons, aponta, no vídeo abaixo, que o sistema de Direitos Autorais atual nunca vai funcionar na Internet. Segundo Lessig, diversos usos não-regulados fora do mundo digital, como emprestar ou revender um livro, porém, no mundo online, todo uso vira cópia. Citando a professora Jessica Litman, da Universidade de Michigan, Lessig diz que “a maioria de nós não consegue passar nem uma hora sem colidir com as leis de direitos autorais”.

O advogado ressalta ainda que as licenças Creative Commons ajudam, mas não são suficientes para resolver o problema. Segundo Lessig, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) deveria montar um grupo que tivesse a liberdade para pensar acerca de uma arquitetura para os direitos autorais que tivesse senso para os dias atuais.

Larry Lessig falando na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em 4 de Novembro de 2010.

————

Veja o artigo original aqui (em inglês)

clacorte

Advogado, analista de TI, apreciador da WEB e de (bons) livros, indo de Quintana a Millor, passando pelos Rubem (Alves e Fonseca).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *