Avançando na leitura do livro “Factfulness – O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos“, de Hans Rosling (veja o post anterior aqui), vale o destaque para um projeto apresentado no livro: o Dollar Street. Antes de falarmos dele, cabe lembrar os grupos propostos pelo autor, com base na renda das pessoas, conforme a figura a seguir:

Essa forma de agrupar permite, segundo o autor, entender melhor os problemas – e também os avanços – da humanidade. Esse níveis também facilitam a percepção mais clara das diferentes realidades dentro de uma mesma região – um país, por exemplo – quando analisamos a realidade de cada um dos grupos.

Por outro lado, ao analisarmos um determinado grupo, é possível perceber que a vida não muda tanto mesmo quando essas pessoas moram em países diferentes. E é essa percepção que o projeto Dollar Street ajuda a visualizar – são fotos das condições de vida de diferentes famílias, residentes em diversos países.

São revelados no site os locais de preparar comida, de dormir, de tomar banho, os meios de transporte – informações que ajudam a compreender toda a teoria que o autor apresenta dentro do livro. É possível comparar, por exemplo, como são as poltronas em países diferentes (veja a imagem a seguir) – e como elas se parecem quando você está olhando dentro de um determinado nível daqueles apresentados no livro Factfulness.

Entender melhor o mundo que vivemos é essencial para encontrarmos as soluções reais para os problemas reais – como Rosling diz no livro, há muito a melhorar, mas precisamos enxergar o quanto já vencemos, pois essa visão ajuda a continuarmos no caminho correto.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.